loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Sessão Solene da Aleac é marcada pela entrega de Títulos de Cidadão Acreano e Moções de Aplausos

Encerrando as atividades de 2022, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), realizou nesta sexta-feira (16), no plenário do parlamento acreano uma sessão solene para entregar 54 títulos de ‘Cidadão Acreano’ e 60 Moções de Aplausos, que contou com a participação de autoridades, amigos e familiares dos agraciados.

A entrega de títulos é um ato tradicional do Legislativo acreano e objetiva homenagear figuras ilustres e instituições que ajudaram direta ou indiretamente no desenvolvimento do Estado do Acre. Como nos anos anteriores, cada deputado da Casa podia escolher quatro pessoas para homenagear.

Ao fazer a abertura da cerimônia, o presidente do Poder Legislativo, deputado Nicolau Júnior (Progressistas), ressaltou a importância da entrega de títulos de cidadão acreano e moções de aplausos àqueles que contribuíram para o desenvolvimento do Estado nas mais diversas áreas.

“É com muita honra que recebemos os convidados nesta sessão solene que concede títulos de reconhecimento a cidadãos e instituições que se destacaram no decorrer do ano. Tenho absoluta certeza de que cada pessoa e representante de entidade que foi agraciado aqui hoje é merecedor e tem feito com que nosso Estado cresça cada dia mais”, salientou o parlamentar.

Ainda na oportunidade, Nicolau Júnior foi agraciado com a Comenda do Mérito Legislativo, maior honraria do Legislativo acreano. O presidente recebeu a homenagem das mãos da deputada Maria Antônia e do deputado Luiz Gonzaga, primeiro secretário da Casa.

Nicolau Júnior com 35 anos foi o mais jovem deputado a assumir a presidência da Mesa Diretora da Aleac. Foi eleito pela primeira vez em 2013, quando tinha apenas 30 anos e foi o deputado mais jovem da legislatura 2014/2018. Em 2022, sagrou-se campeão nas urnas com a maior votação de toda a história do Legislativo Estadual com 16.636 votos.

“Me sinto imensamente honrado em receber essa Comenda. Nesta Casa, sempre procurei manter uma boa relação com todos os deputados, buscando sempre unificar os trabalhos legislativos. Tenho me empenhado muito para fazer um trabalho que ampare de fato as famílias acreanas. E é dessa forma que seguirei atuando, sempre em defesa do bem-estar da população e do desenvolvimento do Acre”, enfatizou.

Dr. Beto Simonetti, presidente da OAB nacional também foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo.

Dentre os homenageados com o Título de Cidadão Acreano, estavam o médico Guilherme Augusto Pulici. Ele é natural de São Paulo e foi agraciado pelos relevantes serviços prestados à saúde no Estado.

Também recebeu o Título de Cidadão o Dr. José Wagner, juiz de direito titular da 2ª Vara da Infância e Juventude de Rio Branco. Ele, que é natural de Pernambuco e atua no judiciário acreano desde 2009

Dentre os homenageados com a Moção de Aplausos, estavam o 8º Batalhão da Polícia Militar; a Secretaria de Segurança Pública pelos serviços prestados ao Estado; o Hospital de Amor; a acreana Marina Silva, deputada federal eleita por São Paulo nas eleições de 2022; a Defensoria Pública do Estado do Acre; os servidores da Polícia Rodoviária Federal no Acre; Adem Araújo, sócio proprietário do grupo ARASUPER e o Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale

Fotos: Ismael Medeiros