loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputados recebem presidentes de Creas de todo o Brasil

visitacrea160714O presidente da Mesa Diretora da Aleac, deputado Elson Santiago (PEN), recebeu na manhã desta quarta-feira, 16, 27 presidentes de Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de todo o Brasil, além da presença do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva. O motivo da visita é a comemoração dos 36 anos de Conselho no Acre. Elson Santiago enalteceu o trabalho dos engenheiros e técnicos que lutam para o desenvolvimento do Estado. Segundo Santiago, o Acre vive um novo momento e certamente tem a participação desses profissionais.

Já o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, disse que o uso da geociência é importante para a qualidade de vida das pessoas. Disse, também, que é impossível uma nação se desenvolver sem esse conhecimento.
“Nosso país não se desenvolve sem ter esse conhecimento, ou seja, nós aplicamos o nosso notório saber, da geociência, para beneficiar as pessoas”, disse José Tadeu da Silva.

O deputado Helder Paiva (PEN), que também participou do encontro com os presidentes de Conselhos, destacou a importância do Crea/AC para o Estado. Segundo ele, muitos dos presidentes abdicam de questões particulares para se doarem em defesa de uma causa. Paiva acrescentou que acredita no desenvolvimento do Brasil e para isso é fundamental fortalecer essa classe.

Já o deputado Geraldo Pereira (PT) destacou que os engenheiros são importantes para os estados da Amazônia onde a pressão pela preservação dos recursos naturais é mais latente. Ele frisou que os engenheiros agrônomos podem contribuir com estratégias que verticalizem a produção agrícola, com isso reduzindo as áreas de desmate.

Outro ponto levantado por Pereira é a participação desses profissionais na discussão dos planos de governo. Ele pediu que o Crea/AC acompanhe os planos de governo apresentados pelos quatro candidatos ao cargo majoritário nessas eleições.

“Nós estamos discutindo, em nível de Brasil e local, os planos de governo. Precisamos saber o que eles têm para nos oferecer. E o Crea/AC tem o compromisso de acompanhar os planos de governo. Saber quais as obras estruturantes que estão previstas”, disse o líder do PT na Casa.

Participaram do encontro, também, os deputados Lira Morais (PEN), José Luis Tchê (PDT) e Éber Machado (PSDC).