loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Heitor Júnior comemora investimentos na saúde pública e rebate declarações de deputado federal

heitor260515O deputado Heitor Júnior (PDT) comemorou na sessão desta terça-feira, 26, a entrega de 12 ambulâncias que foram adquiridas através de recursos que somam investimentos de R$ 2,1 milhões, que fazem parte da estruturação da Rede Materno e Neonatal do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável do Acre (ProAcre) para dar suporte às ações do governo. As ambulâncias foram entregues na manhã de ontem (25) pelo governador Tião Viana (PT) durante evento realizado em frente ao Palácio Rio Branco.

Os novos veículos serão destinados ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, Maternidade Bárbara Heliodora, Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e hospitais de Brasileia, Feijó, Mâncio Lima, Plácido de Castro, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

“Gostaria de parabenizar o governador Tião Viana pela entrega das ambulâncias. Eu mesmo já havia pedido através de indicação uma ambulância para atender a população de Feijó e agora temos essa ótima notícia da entrega desses veículos, fiquei muito feliz”, disse.

Heitor Júnior falou ainda da ação de saúde Hepatites Nunca Mais, que está sendo realizada em Rio Branco. O parlamentar informou que a ação é gratuita e consiste em testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C e aferição de pressão, além de vacinas contra hepatite B, febre amarela e H1N1 (gripe influenza).

A Associação dos Portadores de Hepatites do Acre (Aphac) estima que cerca de 80 mil pessoas estejam infectadas com vírus de hepatites no Acre – número superior a 10% da população. Mesmo com a alta incidência, muitos pacientes ainda relutam em iniciar o tratamento, enquanto outros não sabem que estão infectados e dão sequencia ao ciclo de transmissão.

“A ação envolve também a Associação Brasileira de Portadores de Hepatites, que está usando um equipamento chamado Fibroscan. Esse equipamento substitui a biopsia tradicional e a meta é realizar 120 exames. Contamos com a participação de vários parceiros para a realização dessa ação, o objetivo é atender as pessoas que não têm como custear esses exames em clínicas particulares”, ressaltou.