loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

“Tivemos uma eleição histórica, com a vitória da democracia sobre a barbárie”, afirma Daniel Zen

 

O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen, falou em seu discurso da sessão desta terça-feira (1) sobre a importância do resultado das eleições de domingo. Ele pontuou a trajetória que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, fez até chegar a esse resultado.

“Hoje é um dia histórico, como são todos os processos democráticos do nosso país. Temos urnas eletrônicas seguras e confiáveis, sem nenhum indício de fraude e com a eleição do maior líder popular das democracias de todo o planeta, o Lula. Um tempo atrás ele estava preso, acharam que ele não faria mais nada e, liberado, cairia no ostracismo. No entanto, ele conseguiu reverter as decisões judiciais, se lançou numa jornada em defesa da democracia e contra todo um ambiente de ódio, discórdia e violência”, disse.

Daniel Zen falou sobre a gravidade da ascensão bolsonarista no país, algo classificado por ele como uma manifestação clássica do autoritarismo e risco à democracia. Ele citou, como exemplo, o lema “Deus, pátria e família”, utilizado pelo atual presidente e que foi usado também por Adolf Hitler, líder nazista responsável por um regime de terror que levou o mundo à Segunda Guerra Mundial.

“Deus, pátria e família foi o lema do fascista italiano Benito Mussoline. A Alemanha, de onde foi copiado esse lema, usou o mesmo quando Adolf Hitler instalou o nazismo no país. Até se chegar ao extremo do que aconteceu lá, existe todo um caminho a ser percorrido, que é exatamente o que o Bolsonaro vinha fazendo”, pontuou.

Zen finalizou seu discurso ressaltando as diferenças entre Bolsonaro e Lula. “A vitória do Lula representa uma guinada de retorno aos valores democráticos. Ninguém vai promover perseguições e nem caça às bruxas. Isso você pode observar na diferença do discurso dos dois, enquanto Bolsonaro disse, ao assumir, que a minoria iria ter que se submeter à maioria, Lula disse que irá governar para todos igualmente”.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas

Fotos: Sérgio Vale