Comissão de Saúde da Aleac discute déficit de profissionais de enfermagem em unidades

comsaude190515A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) recebeu na tarde desta terça-feira, 19, representantes do Sindicato dos Profissionais e Técnicos Auxiliares em Enfermagem do Acre (Spate/AC), da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério Público Estadual (MPE/AC) para debater assuntos referentes às principais deficiências nas unidades de saúde do Estado. A reunião faz parte da Semana Nacional de Enfermagem comemorada esta semana.

O presidente da Comissão em Saúde da Aleac, deputado Raimundinho da Saúde (PTN), disse que a Comissão está atenta a todas as reivindicações dos trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele defendeu a convocação de mais profissionais e a valorização profissional.

“Temos que lutar pela valorização, enquanto tiver extra não terá qualidade. Estamos ouvindo quem mais entende de saúde, que são vocês profissionais. A convocação de novos profissionais já aprovados em concurso é uma bandeira de luta nossa”, disse o parlamentar.

Para Rosa Nogueira, presidente do Spate/AC, o grande gargalo na Saúde é a falta de profissionais. Segundo ela, o número de convocados não supre a demanda pelo fato de que muitos profissionais estão se aposentando. Ela relatou que em muitas unidades as escalas ficam descobertas.

“O déficit de funcionários é muito grande. As escalas estão descobertas. As convocações não suprem o déficit”, disse ela.

Outro ponto colocado pela sindicalista é a necessidade de capacitação para as equipes de enfermagem em Cruzeiro do Sul. Ela ressaltou que mensalmente uma equipe se desloca de Rio Branco para Cruzeiro do Sul para prestar serviço nas unidades.

“Temos que capacitar os enfermeiros em Cruzeiro do Sul para evitar que profissionais saiam de Rio Branco para atender a demanda no Juruá”, salientou.

Já o presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulâncias, Marcos Figueiredo, pontuou que caso o contrato licitatório que trata sobre a manutenção das ambulâncias não seja homologado, os serviços correm o risco de serem suspensos.

“Pode chegar ao ponto crítico de parar as viaturas, caso o contrato da licitação que irá fazer a manutenção das viaturas não seja homologado”, disse Figueiredo.

O promotor Gláucio Shiroma Oshiro, da Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, acrescentou que o Ministério Público do Acre está atento a essas questões e pontuou que é do conhecimento da Promotoria ‘o desabastecimento’ no tocante a assistência farmacêutica.

“É sabido que sobre a assistência farmacêutica há um índice de desabastecimento. Mas o MP está atento a isso”, frisa o promotor ao responder questionamentos de representantes da assistência farmacêutica no Estado.

Finalizando, foi anunciado por representantes da Secretaria de Estado de Saúde que 501 novos profissionais serão convocados nas mais diversas áreas de abrangência do último concurso.