loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Tchê fala sobre falta de medicamentos nos hospitais do Acre “Esse problema não é só aqui”

 

O deputado Luis Tchê (PDT) usou seu espaço na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na sessão desta terça-feira (14), para falar da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) que assola o estado atualmente. O parlamentar também se solidarizou com as mães de crianças que morreram em decorrência da doença.

“Me solidarizo com as mães que perderam suas crianças para essa síndrome. Há 40 dias perdi um sobrinho e sei a dor que isso causa, imagina para quem perde um filho”, disse.

O parlamentar alertou, ainda, para a falta de medicamentos e de leitos de UTIs em outros estados brasileiros. “Dipirona está faltando em todo Brasil, no mundo. E não é só dipirona não, muitos outros remédios estão em falta. Esse problema não é só aqui, esse foi um alerta feito, inclusive, pelo próprio Ministério da Saúde”, enfatizou.

O pedetista seguiu afirmando que o assunto é grave, mas que precisa ser debatido com ‘tranquilidade’. “Santa Catarina é um excelente Estado e lá está faltando amoxicilina, esparadrapo. Na Bahia, estão morrendo crianças devido à crise respiratória e o governador de lá cuida como ninguém da saúde pública. Então quem vamos culpar? O Ministério da Saúde? O Governo do Acre? Ou todos os governadores do país? Precisamos ter muita tranquilidade e cuidado para debater esse assunto. O que devemos discutir são saídas, alternativas para reverter essa situação”, complementou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas

Foto: Sérgio Vale