loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Nenem Almeida diz que Sesacre não agiu para evitar mortes de crianças

 

Durante sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (14), o deputado Nenem Almeida (Podemos) denunciou a morte de 10 crianças no Pronto Socorro da capital, todos os óbitos decorrentes de problemas respiratórios. Ele alega que há dias a Secretaria de Estado de Saúde vem sendo alertada sobre a falta de pontos de oxigênio e medicamentos para atender a demanda, mas nada foi feito.

O surto de síndrome respiratória tem afetado, principalmente, crianças em todo o Estado. Na noite de ontem houve mais um óbito, totalizando 10. Nenem Almeida falou sobre os recorrentes pedidos que a diretora do Pronto Socorro, Dora Vitorino, fez à Sesacre, não obtendo nenhuma resposta a tempo.

“Venho fazer uma denúncia da omissão de socorro que o governo está fazendo com a Saúde, com as crianças. Eram nove crianças que haviam falecido, ontem mais uma se foi. A responsável pelo PS enviou um áudio para a secretária de Saúde falando que não havia mais ponto de oxigênio, nem como entubar pacientes. Ela disse que as crianças estavam morrendo e que havia duas para serem entubadas. Disse, ainda, que fazia seis dias que ela pedia ajuda e afirmou não ter mais o que fazer”, falou o parlamentar.

Nenem Almeida frisou que faltam medicamentos essenciais no Hospital e criticou o governo, alegando que este economizou às custas da morte dessas crianças. “Estive no PS com outros parlamentares e, todos saímos de lá, praticamente chorando. Vocês viram as mães dessas crianças, essa omissão de socorro é assassinato. Governador, o senhor abandonou as crianças, as jogou à morte. O senhor é pai, governador! Pare de dançar e vá trabalhar! ”

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas

Fotos: Sérgio Vale