loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Antonia Sales faz alerta sobre falta de UTI infantil

 

A deputada Antonia Sales (MDB) discursou durante sessão ordinária desta terça-feira (07), para denunciar a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender crianças. De acordo com a parlamentar, há uma fila de menores com problemas respiratórios sendo atendidos no Pronto Socorro da capital, à espera de um leito no Hospital da Criança.

“Hoje, no Pronto Socorro, estão sendo internadas inúmeras crianças com síndrome respiratória, tem criança na fila de espera por um leito de UTI. Uma faleceu ontem à espera de um leito. Cadê os leitos? Se sabem que nessa época aumentam os casos dessa enfermidade, então por que não se prepararam para isso? Esperam morrer um inocente. Peço encarecidamente à secretária de Saúde que faça algo. O Hospital da Criança tem apenas nove leitos de UTI e todos estão ocupados”, disse.

Antonia Sales falou também sobre falhas no Programa Saúde Itinerante, para a realização de cirurgias com o intuito de diminuir as filas de espera pelo procedimento. Ela alega que moradores do interior continuam a procurando pedindo ajuda, pois aguardam há anos para serem cirurgiados.

“Não posso dizer que a dor do povo está diminuindo, pois o que chega de mensagem e ligação de idosos e crianças, pessoas que aguardam há anos para serem cirurgiadas e até agora nada! Temos que ver quais são os critérios que estão utilizando para a realização das cirurgias. No Hospital de Cruzeiro do Sul, eles alegam que a ordem de escolha vem da capital. Como pode isso se são os médicos de lá que atendem as pessoas de lá? ” Indagou.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas

Fotos: Sérgio Vale