loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac promove ação de saúde para servidores

 

Na manhã desta quinta-feira (26), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), por meio do seu presidente, deputado Nicolau Júnior (PP), promoveu uma ação de saúde para os servidores, assessores e comissionados.

Na sala do Interlegis, profissionais de saúde atenderam os trabalhadores com aferição da pressão arterial e medição de glicemia. Para a realização do segundo exame, é necessário estar de jejum.

Atualmente, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos, entre 20 a 79 anos. De acordo com dados do Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), a estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões.

Em relação a hipertensão, doença que mata mais de 10 milhões de pessoas por ano no mundo, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) aponta que cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos.  A doença é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140/90 mmHg (milímetros de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9.

Especialistas afirmam que é fundamental manter uma rotina saudável, tendo uma alimentação balanceada e evitando o sedentarismo e, consequentemente, o sobrepeso e a obesidade, fatores que aumentam as chances para que as pessoas desenvolvam as duas doenças.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas