loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Daniel Zen destaca Conferência Estadual de Educação

 

Em seu discurso durante sessão ordinária desta terça-feira (24), o deputado Daniel Zen (PT) falou sobre sua participação na IV Conferência Estadual de Educação do Acre, realizada na manhã de hoje, no Centro de Convenções da Ufac.

O evento foi organizado pelo Fórum Estadual de Educação do Acre, que é composto de 28 instituições, incluindo o Instituto Federal do Acre (Ifac). Na ocasião, estão sendo debatidos temas como: políticas educacionais entre os sistemas de ensino que contribuam para a inclusão, a equidade e a qualidade da educação básica, como subsídios para o novo Plano Nacional de Educação – PNE 2024-2034.

“Faço o registro da minha presença na abertura de Conferência Estadual de Educação, onde representei a Comissão de Educação da Aleac. Me manifestei acerca do tema que é: inclusão, equidade e qualidade; pois de nada adianta todos os esforços para ampliar a inclusão, se o Estado não institui os mecanismos certos de avaliação”, disse o parlamentar.

Daniel Zen seguiu dizendo que o estado brasileiro não conseguiu estabelecer esses mecanismos de avaliação, que abrangem desde os alunos e professores, até a administração das escolas.

“Só quatro séries, de todas da educação básica, são avaliadas e, somente em português e matemática. Seria necessário que todas as séries e matérias fossem analisadas, também uma avaliação dos professores, não para punir, mas para promover uma reflexão nos profissionais. E, ainda, uma avaliação da gestão escolar”, disse.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas