loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Luis Tchê afirma que presidente não age para diminuir preço do petróleo

 

A alta da inflação no país foi tema do discurso do deputado José Luis Tchê (PDT), durante sessão ordinária desta quarta-feira (11). O parlamentar citou a alta no preço do petróleo, que fez com que o diesel dobrasse de valor em comparação aos últimos cinco anos.

De acordo com dados apresentados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em pouco mais de cinco anos, o preço do litro do diesel comum subiu cerca de 121,73%. Tchê alega que adotar o preço de paridade de importação (PPI) para o combustível só prejudicou o bolso do consumidor.

“Quem é o responsável pelo aumento do valor? Jair Messias Bolsonaro. Dizem que não, mas o majoritário no conselho administrativo é o governo federal. Desde 1954 era feito custo mais rentabilidade, Michel Temer fez preço de paridade internacional e o Bolsonaro prosseguiu. Tem como mudar isso sim, é só pedir no conselho”, disse.

O parlamentar falou que se preocupa com o povo brasileiro e que muitos estão saindo do país em busca de melhores condições de vida. “Minha preocupação é com o povo brasileiro, daqui uns dias o diesel está mais caro que a gasolina e se o presidente quiser ele resolve isso sim”.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas