Edvaldo Magalhães quer saber como governo vai aplicar os R$ 6 milhões destinados para as culturas do café e do açaí

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) usou o Pequeno Expediente da sessão desta quarta-feira (4), para falar sobre o Grito da Terra, evento que o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Acre (Fetacre), Antônio Sergione, e trabalhadores rurais, principalmente ligados à Agricultura Familiar, irão promover nesta quinta-feira (5), para abordar assuntos relacionados ao setor produtivo no Estado.

Ao destacar a importância do evento, o oposicionista lamentou que até o momento o governo do Estado não tenha sinalizado com uma agenda para discutir o tema com os produtores rurais.

“Até o momento o governo não disse qual é a sua proposta para o setor produtivo do Acre. Mesmo num momento em que trabalhadores rurais de todos os municípios acreanos estão reunidos numa grande mobilização, o governador não se manifestou”, disse.

O parlamentar destacou, ainda, que uma emenda de sua autoria ao Orçamento que está em execução este ano, subscrita por vários parlamentares, possibilitou remanejar da reserva de contingência R$ 6 milhões para o orçamento da Sepa para atender as culturas do café e do açaí.

Para Edvaldo Magalhães, esse dinheiro beneficia diretamente essas famílias da Agricultura Familiar, o que faz necessária uma agenda do governo para dizer como este recurso será aplicado.

“Até agora a Sepa não apresentou qual o plano para a aplicação desse recurso. Esse evento é uma oportunidade para discutir o assunto. O governo tem uma baixa capacidade técnica para executar o Orçamento do Estado, por isso a minha preocupação. Nós alocamos R$ 6 milhões para uma determinada atividade. Fizemos um remanejamento da reserva de contingência. Um dinheiro novo para Sepa e, portanto, ela precisa executar esse recurso para essas duas culturas permanentes”, disse o parlamentar

Ainda de acordo com o deputado, o governo do Estado não apresentou um plano para produção familiar. “O governador, que já trocou mais de secretário de produção do que de roupas que gosta de usar nos eventos dançantes, ainda não tem claramente apresentado um plano para a produção familiar. Esse evento que acontecerá amanhã, seria um ótimo momento para colocar à mesa, quais são as possibilidades”, complementou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas