loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac realiza parceria com o Hospital do Amor para a realização de exames preventivos em servidores da Casa

 

No mês destinado à prevenção do câncer bucal, conhecido como Maio Vermelho, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e o Hospital do Amor realizam uma parceria que possibilitará a realização de exames preventivos a servidores do poder legislativo. Os agendamentos serão feitos nos dias 06, 09 e 10 deste mês.

Os servidores efetivos da Aleac, assim como também comissionados e assessores, poderão realizar os seguintes exames: mamografia, prevenção do Câncer do Colo Uterino (PCCU), câncer de pele e de boca.

Para o agendamento dos exames, o trabalhador deverá apresentar RG e CPF no ambulatório do poder legislativo, nos dias 06, 09 e 10 de maio. O preventivo do câncer de boca será feito nos dias 12 e 13 de maio na Aleac, os demais serão realizados no Hospital do Amor.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 15.190 novos casos de câncer de boca. No mesmo período, estima-se 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres. O risco estimado para o triênio 2020/2022 é de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres, cerca de 16.590 novos casos. No mesmo período, são estimados 176.930 novos casos de câncer de pele basocelular e espinocelular (83.770 em homens e 93.160 em mulheres).

Os exames preventivos dos mais diversos tipos de câncer aumentam significativamente as chances de cura da doença. Por isso, é importante adotar as medidas de cautela a fim de evitar que os tumores malignos se manifestem, ou descobri-los precocemente para que seja possível realizar o tratamento e alcançar a cura.

Especialistas também indicam que sejam adotados os seguintes hábitos: alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, evitar tabacos e fazer acompanhamento médico regular.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac