Comissões da Aleac recebem ex-ministro de Ciência e Tecnologia

Na manhã desta terça-feira (03), membros das comissões de Constituição e Justiça, e de Orçamento, receberam o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Dr. Clélio Campolina Diniz, que veio ao Estado para realizar um estudo de desenvolvimento para a região. A reunião aconteceu a pedido do vice-presidente da Aleac, deputado Jenilson Leite (PSB).

Clélio Campolina, que estava acompanhado do presidente do Tibunal de Contas do Estado, conselheiro Ronald Polanco e também do economista Orlando Sabino, explicou aos parlamentares as oportunidades de desenvolvimento para essa região.

Essa é a segunda visita técnica da equipe do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenada por Clélio Campolina, para estudo e execução do projeto Diagnóstico Socioeconômico Acre 60 anos: passado, presente e futuro.

“Agradeço a oportunidade de estar aqui. Nós realizamos um trabalho técnico, onde há muito esforço e total neutralidade política e ideológica. O desenvolvimento econômico, social e ambiental são as bases para os nossos projetos. Já visitei vários países, morei no exterior, mas sou do interior, nascido na zona rural, portanto, sei a importância do tema”, disse Clélio.

Ele também destacou que a bioeconomia é algo viável para as regiões amazônicas, e seu objetivo no Estado é também pensar num modo de produção e conectividade dos produtos acreanos, assim como os resultados da integração regional do Acre com o Brasil, e do Acre com países vizinhos.

“Iremos discutir o sistema de transporte do Acre, o que pode ser feito e o que tem futuro, assim como também o que deve ser melhorado. Irei analisar as dimensões ajudando a estruturar uma proposta de plano de desenvolvimento para o Estado, respeitando as áreas de reservas, as indígenas e extrativistas. A questão ambiental é mundial, mas também precisamos refletir sobre algum caminho para a industrialização”, pontuou.

O grupo liderado por Clélio Campolina se dividiu para analisar questões tecnológicas, econômicas e demográficas do Estado.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas