loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Pedro Longo apresenta PL que torna obrigatória a presença de fisioterapeutas em CTIs e UTIs

 

O deputado Pedro Longo (PDT) apresentou na sessão desta terça-feira (26), o Projeto de Lei nº 56, que dispõe sobre a permanência do profissional fisioterapeuta nos Centros de Terapia Intensiva (CTIs) e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto, pediátrico e neonatal de hospitais e clínicas públicas ou privadas do Estado do Acre.

A proposta explica que os profissionais fisioterapeutas devem estar disponíveis em tempo integral para assistência aos pacientes internados nos Centros de Terapia Intensiva e nas Unidades de Terapia Intensiva durante o horário em que estiverem escalados para atuar nos referidos Centros.

 A iniciativa, segundo o parlamentar, tem o intuito de melhorar o acesso e a qualidade dos serviços entregues aos cidadãos do Estado, garantindo o direito à saúde, tendo em vista a importância que os profissionais fisioterapeutas representam nos CTIs e nas UTIs do Estado.

“Sabemos que a ausência de um fisioterapeuta em período de instabilidade, intercorrência ou admissão de paciente crítico, pode comprometer a qualidade da assistência prestada. Vale ressaltar também que diversos estudos realizados indicam que maiores benefícios são obtidos quando a fisioterapia é disponibilizada aos pacientes em regime integral, o que reduz a permanência do paciente no CTI e, consequentemente, os custos hospitalares”, enfatizou o pedetista.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas