loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Chico Viga relata caso de paciente que luta desde 2019 por uma cirurgia de cálculo renal

 

O deputado Chico Viga (PDT) usou seu espaço no Grande Expediente da sessão desta terça-feira (26), para relatar o caso de uma paciente com cálculo renal que está à espera de uma cirurgia desde 2019. A paciente, de acordo com o parlamentar, chegou a ser transferida para um hospital de São Paulo através de uma ação judicial, mas não conseguiu realizar o procedimento que precisava.

“Essa paciente vem sangrando, sofrendo diariamente, com pedras nos rins.  É uma doença dolorosa demais. Desde 2019 essa paciente, que é uma adolescente, vem tomando remédios fortes. Até conseguimos que ela fosse para São Paulo, mas ela não fez a cirurgia que precisava porque mandaram ela para a Nefrologia e não para um Urologista”, explicou.

O pedetista disse, ainda, que vai novamente à Sesacre tentar resolver o impasse. “Tentei de tudo para ajudar essa moça. Mas a doença dela só piora, não tivemos êxito. Vou conversar pessoalmente com a secretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, ela sempre me recebe bem. Vou explicar a situação e tenho certeza que ela vai se solidarizar com o caso dessa paciente. Esse caso é simples, tem como resolver. Tem uma ação judicial que garante que ela seja atendida em outro Estado. Essa moça precisa de ajuda o quanto antes”, finalizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas