loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Bestene destaca importância de programa do Ministério da Cidadania

 

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado José Bestene (Progressistas) destacou a importância do programa Jornada Auxílio Brasil, do Ministério da Cidadania.

O parlamentar falou, ainda, do encontro realizado ontem (19), pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), que teve como objetivo aproximar o referido programa social aos gestores locais, reunindo profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) dos 22 municípios do Acre.

Bestene, que marcou presença no evento, disse que na ocasião o governador Gladson Cameli assinou o decreto que regulamentou o cofinanciamento do Suas e a transferência de recursos na modalidade fundo a fundo no estado do Acre, dirigindo R$ 4 milhões para as ações de assistência social de todos os municípios.

“Não poderia deixar de falar desse encontro que discutiu a questão social, a prevenção e o atendimento àquelas famílias que estão abaixo da linha da pobreza. Um programa importante que vai ser de grande valia para o nosso Estado”, enfatizou o progressista.

Programa Auxílio Brasil

 O Auxílio Brasil é o novo programa permanente de transferência de renda do governo federal, destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social, onde cada família recebe pelo menos R$ 400 reais por mês. Dados de abril de 2022 apontam 309.637 pessoas cadastradas no Programa Auxílio Brasil somente no estado do Acre.

O programa é coordenado pelo Ministério da Cidadania e integra várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. E, além de garantir uma renda básica, o programa simplificou os benefícios básicos e complementares, que buscam estimular a emancipação das famílias.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas