Deputados recebem produtores rurais para discutir a pauta do bezerro

Na manhã desta quarta-feira (20), os deputados estaduais se reuniram na Sala de Comissões, com um grupo de produtores rurais para tratar da pauta do bezerro. Segundo a matéria que está na Casa e deve tramitar nas comissões em caráter de urgência, a pauta terá redução de 66,67%, saindo de pouco mais de R$ 200,00 para R$ 80,00.

Atualmente, a pauta do bezerro é de R$ 240,00, sendo que a do boi gordo é de R$ 112,00. Ou seja, esses valores são pagos, por cabeça, na hora de levar o bezerro para outros estados.

O produtor rural e ex-deputado estadual Geraldo Pereira defende a proposta justificando que esta é uma medida sobretudo ambiental, isso porque com a chegada do verão amazônico há a possibilidade de haver uma maior degradação das pastagens.

Ainda de acordo com Pereira, a cadeia produtiva do bezerro alimenta toda a cadeia produtiva da carne, passando pela cadeia produtiva do boi gordo e dos frigoríficos.

“O boi gordo e os frigoríficos já tinham um incentivo. Protegia-se os grandes e deixava-se os pequenos desassistidos. Os pequenos passam a ser olhados pela política governamental. Pela lógica, o grande não tem interesse que saia os bezerros, porque quanto mais bezerro estocado, ele repõe mais barato. Vale ressaltar que os pequenos são os responsáveis pelo todo”, enfatizou.

Em sua fala, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) também defendeu a redução da pauta do bezerro em 66,67%. Ele pediu, ainda, a tramitação imediata do projeto na Aleac para assim fortalecer a cadeia produtiva da carne.

“O pequeno e médio produtor rural, que representam 85% da cadeia produtiva da pecuária, não podem ficar engessados. Portanto, o meu voto é favorável”, disse.

Já o deputado Luís Tchê (PDT) parabenizou a comissão que, segundo ele, vem discutindo com muita responsabilidade esse tema. “A discussão da pauta do bezerro é muito importante, tenho tratado esse assunto nesta Casa há muito tempo. Parabenizo a comissão que vem discutindo com muita responsabilidade ao longo do tempo, pois toda a cadeia produtiva precisa ser fortalecida. Os micro e pequenos pecuaristas estão encontrando dificuldades e vieram buscar apoio aqui”, enfatizou.

O deputado Gehlen Diniz (Progressistas) disse ser a favor da proposta. Ele frisou que se estima que há no Acre, hoje, 500 mil bezerros sem compradores.

“Se você fizer uma viagem, você vai observar às margens das moradias, currais. Todos dependem da pecuária. Parabenizo o governo do estado do Acre, parabenizo a todos os deputados por discutir essa pauta”, salientou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas