loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Jenilson Leite fala sobre o ‘Grito da Terra’, evento promovido pelo setor produtivo do Estado

 

O deputado Jenilson Leite (PSB) falou durante sessão ordinária desta quarta-feira (20) sobre o Grito da Terra, evento que o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Acre (Fetacre), Antônio Sergione, e trabalhadores rurais irão promover para abordar assuntos relacionados ao setor produtivo no Estado.

O grito da Terra acontece desde 1995 em todo o país e é realizado pelo Movimento Sindical de Trabalhadores Extrativistas e Trabalhadoras Rurais. Na ocasião, os trabalhadores irão entregar um documento solicitando algumas reivindicações para o setor produtivo ao governo.

“O presidente da Fetacre representa o Sindicado dos Trabalhadores Rurais dos 22 municípios do Estado. Ele faz um convite aos deputados para no próximo dia 06 de maio participarem do Grito da Terra. No encontro serão tratados assuntos relacionados à produção pecuária, agrícola, escoamento da produção, dentre outros”, explicou.

Jenilson Leite disse que nos últimos anos o governo tem deixado a desejar no que diz respeito a incentivos no setor produtivo. Ele pontua que esse departamento representa cerca de 8% do Produto Interno Bruto (PIB) acreano e que o percentual poderia ser bem maior.

“A agricultura e pecuária representam 8% do PIB acreano e o comportamento do Estado tem sido o de vender os produtos na sua forma mais bruta, e não de incentivar a industrialização deles. Com isso, perdemos um percentual importante do setor produtivo, que é a indústria. Quantas indústrias de carne, sapato e outras nós temos no Acre abrindo espaço para as pessoas trabalharem? Esses 8% precisam aumentar”, pontuou.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas