Pedro Longo destaca comprometimento do Procon/AC com a população

Na sessão desta terça-feira (19), o líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Pedro Longo (PDT), parabenizou a equipe do Procon/AC, pelo trabalho que vem sendo desempenhado em defesa dos direitos dos consumidores.

“O Procon, com a presidente Alana e seus servidores, tanto efetivos quanto os comissionados e terceirizados, tem se destacado na luta pelos direitos dos nossos consumidores. Uma equipe comprometida com a população, porque é isso que encontramos em toda equipe daquele órgão, comprometimento.

O parlamentar destacou, ainda, que no atual governo houve um grande avanço no aspecto institucional do órgão, através da Lei nº 3480 de 2019, aprovada na Aleac, que garantiu, segundo ele, uma nova roupagem ao Procon.

“Vale destacar, ainda, que através da Lei 3.480 de 2019 foram criados diversos mecanismos de reforço e de organização dos trabalhos de defesa dos consumidores, como a criação do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, o Conselho Estadual de Defesa do Consumidor e também do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor”, frisou ele.

Longo também destacou o crescimento significativo no desenvolvimento dos trabalhos do órgão. “Apenas em relação aos atendimentos tivemos desde novembro de 2020, uma ampliação de 78% nas ações de fiscalização. As ações educativas também ganharam uma amplitude de 178%. Também nesse novo conceito de atividades do Procon foram instituídas audiências de conciliação em parceria com o Tribunal de Justiça, como também a criação do Programa Rota da Qualidade, programa este que está em desenvolvimento em todo o Estado”, salientou.

O parlamentar também falou sobre a criação das regionais do Procon. “A primeira regional foi implantada no Juruá, funciona em Cruzeiro do Sul e atende toda aquela região. Também temos a regional do Alto Acre que é sediada em Epitaciolândia e em breve teremos a regional do Procon, em Tarauacá Envira, com sede em Tarauacá”, complementou.

Pedro Longo agradeceu a parceria do órgão com o Poder Legislativo. “O Procon tem sido parceiro desta casa, se faz presente em todas as audiências públicas quando solicitado e isso precisa ser destacado”, destacou.

Pedro Longo também falou sobre os valores altos que estão sendo cobrados nas passagens aéreas.  O parlamentar disse que no último final de semana pagou mais de R$ 1 mil no trecho de Cruzeiro do Sul à Rio Branco. Uma viagem que dura menos de 1 hora.

“Mais de mil reais na passagem comprada com antecedência e um voo vazio que dura menos de 1 hora. É indefensável esse tipo de prática. Se fosse 500 reais a passagem aérea, tenho certeza que o voo estaria lotado, pois os acreanos estão pagando mais de 200 reais em passagens de ônibus”, pontuou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas