loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Cadmiel Bomfim destaca reunião com Sincofac

Na sessão desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Cadmiel Bomfim (PSDB) falou sobre a reunião que participou com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Acre (Sincofac) na última segunda-feira (11).

“Participei de uma reunião com o Sincofac e eles estão muito preocupados com a questão da presença do farmacêutico nas distribuidoras de medicamentos que deve ser obrigatória em período integral. Isso porque eles alegam que faltam profissionais para a contratação, principalmente no interior do Estado”, disse o parlamentar.

Ainda segundo Bomfim, se de fato for exigido o cumprimento da lei, as farmácias não terão outra opção a não ser fechar as portas. “Essa lei já tem 49 anos, mas nunca foi cumprida na íntegra no Estado, justamente por conta da escassez desse profissional que é grande. Em Jordão, por exemplo, não tem farmacêutico no próprio hospital, nem nos postos de saúde. Como as farmácias vão ter se nem o Poder Público conseguiu levar esse profissional para aquele município? ”, indagou.

Neste sentido, o deputado sugeriu a realização de uma audiência pública no âmbito da Comissão de Saúde da Aleac para debater o tema com as classes interessadas.

 “É interessante ouvirmos todas as partes e tentarmos chegar num consenso com o Sindicato das Farmácias, com o Sindicato dos Farmacêuticos e com o próprio Conselho Regional de Farmácias, para então chegarmos a um denominador comum que venha atender tanto os profissionais quanto os donos das farmácias que querem cumprir a lei, mas que, infelizmente, não contam com o profissional para isso”, complementou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas