loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputados recebem Ricardo Brandão e Socorro Neri para discutir reajuste da Educação

 

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), suspendeu a sessão após o Pequeno Expediente desta terça-feira (29), para que os deputados estaduais pudessem se reunir com o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão para discutir a respeito do reajuste dos servidores da Educação, especificamente.

A secretária de Educação, Socorro Neri, também esteve presente no encontro e, na oportunidade, fez uma explanação da proposta. A reunião também contou com a participação de representantes do Sinteac e Sinproacre que na ocasião também manifestaram seu descontentamento com o reajuste geral de 5,42%.

Ao ser questionado pelos parlamentares sobre um possível aumento do reajuste apresentado pelo governo do Estado, o secretário da Seplag disse que qualquer movimentação acima dos 7% é arriscada. “Já causa um impacto grande. Qualquer mudança terá que ser feita com muita segurança”, disse.

Já a secretária de Educação frisou que a proposta alcança 14 mil servidores. Disse, ainda, que serão convocados mais de 200 professores do cadastro de reserva, com um impacto de R$ 5 milhões, por mês.

Com o reajuste e o pagamento do auxílio alimentação, o impacto anual é de R$ 36 milhões.

No final do encontro, ficou acordada uma nova reunião para esta quarta-feira (30), também com a presença da equipe da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Os deputados estaduais querem analisar os números para discutir um possível aumento no reajuste apresentado pelo governo do Estado.

A previsão é de que a proposta, que dará entrada na Casa Legislativa ainda nesta terça-feira, seja aprovada até quinta-feira (31).

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas