Aleac promove sessão especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher comemorado no dia 08 de março, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta quinta-feira (10), sessão solene especial para saudar as mulheres acreanas.

O plenário do Parlamento acreano foi ocupado por mulheres que atuam em vários segmentos do Estado e por servidoras da Casa que receberam diversas homenagens ao longo da cerimônia.

Antes da sessão solene, o presidente Nicolau Júnior (Progressistas) recebeu as servidoras do Poder Legislativo e entregou uma rosa a cada uma delas.

“É importante reconhecermos não somente no Dia da Mulher, mas todos os dias, a importância delas em nossas vidas. Esse é um gesto simbólico pelo trabalho que cada uma exerce na Aleac. Sou muito grato a todas pelo profissionalismo e dedicação”, enfatizou o parlamentar.

A solenidade teve início com a execução do hino acreano pela cantora Yvana Pacífico sob a regência do maestro Lidson Martins. O coral da Aleac fez uma participação especial com a canção Maria, Maria, de Milton Nascimento.

Em pronunciamento, a deputada Maria Antônia (PROS), que presidiu a sessão, parabenizou as mulheres do Estado do Acre pela força e dedicação. A parlamentar também leu uma carta deixada pelo presidente Nicolau Júnior em homenagem às mulheres. O progressista não participou da solenidade devido a uma agenda institucional.

“Passamos boa parte de nossos dias em nossos locais de trabalho e nada mais justo que essas mulheres sejam homenageadas. Isso mostra a força da mulher, sua determinação e coragem. Hoje, elas atuam em todos os segmentos de maneira extraordinária”, disse.

Rocilene Cordeiro, que falou representando as demais servidoras do Poder Legislativo, agradeceu pela homenagem recebida e pontuou que o presidente da Aleac, Nicolau Júnior, demonstra todo seu reconhecimento às mulheres, quando dá a coordenação de 13 dos 20 setores da Casa a elas.

“Em nome de todas as servidoras, meu muito obrigada por essa valorização. Uma grande escritora pontua que a mulher tem uma enorme criatividade, o que quer que seja tocado por ela será alimentado. Com grande maestria, o presidente teve a percepção de validar esse movimento, dos 20 setores da Casa, 13 são coordenados por funcionárias. Nós criamos algo pela nossa própria capacidade interna de criar, alimentando um grande rio”, disse.

A procuradora Kátia Rejane fez um breve relato sobre as lutas que tem encampado nos seus quase 26 anos no Ministério Público, em prol dos direitos das mulheres. Disse, ainda, que essa é sua bandeira e que irá defendê-la por toda sua vida.

“Costumo dizer que o dia 8 de março nos traz uma série de reflexões sobre onde estávamos, como estamos hoje e onde queremos chegar, pois ainda lutamos muito pelos nossos direitos. Nos meus quase 26 anos de Ministério Público vivencio muito isso, tanto que temos alguns instrumentos que buscam fortalecer esses direitos, ouvindo e dando voz a elas. Como mulher, embora numa posição privilegiada, muitas vezes tiram nossa voz, talvez os homens nem percebam isso, mas quem quer ser ouvida, sim. Tenho como missão, enquanto aqui estiver, lutar pelas causas femininas, pois precisamos nos posicionar”, afirmou”.

Os deputados Edvaldo Magalhães (PC do B), Roberto Duarte (MDB), Jenilson Leite (PSB) e José Bestene (Progressistas), também se pronunciaram a respeito da data, enfatizando a importância do papel da mulher na sociedade e a constante luta pela maior participação feminina em todos os segmentos e espaços, principalmente, na política.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas