loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Pedro Longo diz que governo cogita lei que proíbe saída de castanha in natura do AC

 

A cadeia produtiva da castanha pautou os debates da sessão remota desta quarta-feira (23). O tema foi abordado inicialmente pelo líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Pedro Longo (PV).

O parlamentar informou que o Governo deve enviar ao Poder Legislativo, em breve, um Projeto de Lei que proíbe a saída da castanha do Brasil “in natura” do Estado. Longo frisou ainda que a demanda surgiu dos próprios produtores durante uma reunião com a equipe de governo.

“Muitos não sabem, mas milhões são movimentados por esse setor que vem desde a colheita e a comercialização e a verdade é que o Acre tem sido espoliado nessa atividade. Vem aqui industriais da Bolívia e Peru e levam toda a matéria prima praticamente sem beneficiamento, deixando de gerar emprego e renda aqui no estado e impondo suas próprias condições em relação ao preço”, enfatizou o deputado.

A expectativa, de acordo com o deputado, é que com a legislação sejam gerados cerca de 2 mil empregos diretos. “Se houver a proibição de exportação, novos empreendimentos devem ser instalados”, acrescentou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac