Daniel Zen diz que governo do Estado precisa apoiar as prefeituras no processo vacinal contra Covid-19

Em pronunciamento na sessão remota desta quarta-feira (2) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Daniel Zen (PT) disse que o governo do Estado precisa iniciar uma parceria com as prefeituras para garantir o fortalecimento do processo vacinal contra Covid- 19 no interior.

Segundo ele, o governo do Estado precisa fazer um pacto com os municípios para acelerar o processo de vacinação, colocando toda a estrutura de aeronaves, por exemplo, a serviço do Plano Estadual de Vacinação.

“O estado do Acre hoje dispõe de dois helicópteros, três aviões de pequeno porte e que pode disponibilizar essa estrutura, dentre outras coisas, para que os municípios acelerem e ampliem seu esforço pela vacinação. Peço então que o governo possa ser parceiro dos prefeitos nessa causa para que a gente possa ampliar num curto espaço de tempo esse esquema vacinal que é tão importante”, disse.

Ainda em seu pronunciamento, Daniel Zen destacou a importância da vacina contra a covid-19. “94% de todo mundo que se interna hoje, é justamente de pessoas que não se vacinaram. Àqueles que se vacinaram e eventualmente são contaminados estão com sintomas leves e isso é uma prova da eficiência e eficácia da vacina”, pontuou.

O oposicionista também falou sobre o aumento para todo o funcionalismo público, anunciado pelo governo do Estado durante leitura governamental realizada ontem (1) na solenidade de abertura dos trabalhos da Aleac.

O parlamentar disse que não espera menos que um aumento de 30% levando em consideração os quatro anos de salários congelados dos servidores públicos.

“Já adianto que não nos conformaremos com nada inferior a 30%. Estamos falando de uma inflação acumulada de quatro anos, mais a projeção desse ano que dá em torno de 27%. Vale ressaltar que em todos os ajustes anteriores, nos governos da Frente Popular, por exemplo, os reajustes vieram acompanhados de correção da inflação e de ganho real. Então, não tem como não repor essa inflação de quatro anos. E para se ter algum ganho real, tem que ser algo em torno de 30 %, senão as necessidades do servidor público não serão atendidas”, complementou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac