loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Jenilson Leite destaca importância de PL que aumenta idade máxima em concursos para militares no Acre

jenilson-leite-pcdob-080819a

Na sessão remota desta terça-feira (2) o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Jenilson Leite (PSB), falou sobre o projeto de lei enviado pelo governador Gladson Cameli (Progressistas) ao Poder Legislativo, que altera a idade máxima para ingresso no Corpo de Bombeiros e Polícia Militar no Estado do Acre que passa de 30 para 32 anos.

 O PL também retira a exigência do bacharel em direito para o cargo de oficiais militares, sendo possível o ingresso para bacharelado em qualquer área.

A proposta havia sido apresentada pelo parlamentar propondo o aumento de idade máxima para 35 anos, mas não chegou a ser votada pois o líder do governo, deputado Pedro Longo (PV), pediu vistas.

“Nosso projeto ampliava ainda mais essa idade para 35 anos, mas com o pedido de vista do deputado Pedro Longo e acabou não voltando para ser avaliado. Porém, entendemos que essa proposta do Governo já é um avanço, já que vai permitir que mais jovens possam realizar o sonho de ingressar num concurso público para a carreira militar. Por outro lado, continuamos acreditando que essa idade pode se estender aos 35 anos”, disse o parlamentar.

O Projeto será votado pelos deputados e, se aprovado, o edital para o Corpo de Bombeiros Militar, lançado em janeiro com 153 vagas, deve ser retificado.

“Como foi enviado pelo governo do Estado em caráter de urgência, se for possível a gente votar hoje, estou à disposição. Volto a dizer que seria mais vantajoso para o governo e nossos jovens, se tivessem acatado o nosso projeto na íntegra com o avanço até aos 35 anos, até porque muitos estados foram um pouco mais audaciosos no sentido de oportunizar para mais jovens esse concurso”, complementou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac