loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputados recebem professores e garantem realização de audiências para discutir Plano Estadual de Educação

comeducaesinteac300415A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) recebeu na tarde desta quinta-feira, 30, um grupo de professores estaduais. Após discussão, os parlamentares asseguraram aos profissionais de educação que audiências públicas serão realizadas para a discussão do Plano Estadual de Educação que deve chegar à Casa agora em maio.

A presidente da Comissão de Educação, deputada Leila Galvão (PT), pontuou que além de garantir as audiências públicas, a Comissão irá acompanhar as negociações levantadas na pauta junto ao governo.

“Vamos nos fortalecer para negociar junto ao governo o que vocês estão colocando na pauta. É pertinente a reivindicação de vocês e faremos o possível para acompanhar isso de perto”, disse a parlamentar.

O deputado Chagas Romão (PMDB) reforçou que as matérias relacionadas à educação receberão uma atenção especial e nada será votado sem antes ter a participação dos professores.

“Tenho certeza que todos os deputados vão ajudar. Eu sempre tenho dito isso: o meu patrão é o povo. Eu estou do lado de vocês e toda matéria que chegar aqui vai ser votada com o conhecimento de vocês, trabalhadores”, salientou Chagas Romão.

Já o deputado Daniel Zen (PT), líder do governo na Aleac, assegurou que o Executivo irá encaminhar todos os projetos aos poucos sem atropelar as votações. “O nosso papel é garantir que a tramitação do Plano Estadual de Educação seja do conhecimento dos senhores. A outra medida, que já foi acertada com o governo, é que os projetos sejam encaminhados aos poucos”, destacou.

Jesus Sérgio (PDT) se colocou à disposição da categoria e frisou que a luta dos professores é pertinente. O parlamentar pontuou que há uma deficiência na área das ciências exatas. O pedetista é professor de matemática há 20 anos em Feijó.

O deputado Jenilson Leite relatou que o seu partido, o PC do B, sempre esteve ao lado da classe trabalhadora e nesse momento não irá se furtar. “Quero deixar claro aqui que somos parceiros. O PC do B não nega o seu compromisso com os trabalhadores”.

Nicolau Júnior (PP) salientou que “todos os deputados são favoráveis às reivindicações dos professores estaduais e corpo administrativo”.

Entre as pautas de reivindicação estão: melhores condições de trabalho, formação continuada, reenquadramento por tempo de contribuição, equiparação salarial e carga horária de provisórios com efetivos.