loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Assembleia Legislativa do Acre realiza ação sobre o “Novembro Azul”

 

No Brasil, aproximadamente 65 mil homens são detectados com câncer de próstata ao ano, de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer). É o segundo que mais acomete os homens, depois do câncer de pele não-melanoma.

Infelizmente há no Brasil, uma carência de informações sobre a incidência de câncer de próstata. Neste mês, a campanha Novembro Azul vem para colaborar com mais conhecimento sobre a prevenção, diagnóstico e os cuidados sobre o câncer de próstata.

Para celebrar o Novembro Azul, a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quarta-feira (17), no hall da Casa, em parceria com a Fundação Hospitalar do Acre (FUNDHACRE), uma ação sobre os cuidados relacionados à saúde do homem, com o objetivo de conscientizar os servidores. Entre as atividades estão a realização de testes rápidos de PSA e Glicemia.

“Através desta ação queremos levar aos servidores deste Poder as informações sobre como é necessária a prevenção do câncer de próstata.  O mês de novembro tem um significado especial, o alerta é para todos nós homens. Já ficou comprovado que a doença detectada precocemente tem uma grande chance de não evoluir”, frisou o presidente do parlamento acreano, deputado Nicolau Júnior.

O diretor da Fundação Hospitalar, João Paulo, também destacou a importância da ação. “Essa parceria com a Aleac é a primeira de muitas que a gente quer fazer. A saúde é transversal a todos os serviços e aqui no Poder Legislativo não poderia ser diferente. Destaco, ainda, a importância da saúde do homem que assim como a da mulher, da criança e do idoso tem que ser cuidada todos os dias do ano, mas em novembro o destaque é a prevenção do câncer de próstata e chama a atenção dos homens para esta causa. Então, a Fundhacre se juntou à Aleac”, disse.

A próstata – É uma glândula do sistema reprodutor masculino que está localizada abaixo da bexiga e tem uma importante função na fase reprodutiva.

Sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Na fase avançada, os sintomas são: Dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, sangue na urina e/ou no sêmen.

Prevenção

Manter uma rotina adequada de higiene diária. Lavar o órgão sexual utilizando água e sabão durante o banho e depois das relações sexuais. Ir ao médico regularmente.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas