loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac promove campanha de conscientização sobre o diabetes


A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) inicia, hoje, a campanha de conscientização do Dia Mundial do Diabetes. A iniciativa visa levantar debates sobre a doença, que atualmente mata uma pessoa a cada cinco segundos no mundo, o que já levou a óbito 6,7 milhões de pessoas somente este ano, de acordo com dados divulgados pela International Diabetes Federation (IDF).
O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, é uma data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reforçar a conscientização a respeito da doença, principalmente, para evidenciar a importância da prevenção e oferecer alternativas para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes.
Atualmente, 537 milhões de pessoas no mundo, entre 20 e 79 anos, vivem com a doença. Especialistas da IDF cogitam que esse número pode chegar a marca de 643 milhões em 2030, e 784 milhões, em 2045. O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos, perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.
A Lei n° 1.455, de 7 de março de 2002, assegura a distribuição gratuita de medicamentos básicos de controle e tratamento do Acre. Medicamentos de atenção primária da doença podem ser encontrados nos postos de saúde, já os de alta complexidade são despachados no Centro de Referência de Medicamentos Especiais (CREME).
O diabetes sempre esteve atrelado ao consumo excessivo de açúcar, mas esse não é o único fator determinante para o surgimento da doença. Trata-se de uma enfermidade crônica provocada pela falta de insulina ou pela incapacidade do organismo de utilizá-la adequadamente.
Alguns dos sintomas do diabetes são: fome frequente, sede constante, vontade de urinar diversas vezes ao dia, perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor, náusea e vômito. Em caso de dúvidas, procure um médico.
Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas