Deputado Edvaldo Magalhães critica transferência de local da maternidade de Tarauacá

A possível transferência de local da Maternidade Ethel Muriel Guedes, em Tarauacá, foi tema do discurso do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), que critica a medida adotada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), que pretende transferir os atendimentos para as instalações do Hospital Sansão Gomes. Vereadores do município foram ao prédio da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para pedir apoio aos parlamentares, no intuito de que a mudança não aconteça.

“Tarauacá vive uma espécie de clamor para que essa mudança não seja feita. Quem conhece a realidade da cidade sabe que é em torno da maternidade que estão os maiores bairros, lá existe uma população rural enorme. A transferência da maternidade cria um problema sério. Às vezes, o tecnicismo não dialoga com a realidade das pessoas, na gestão pública não basta construir uma obra, é preciso saber como aquela obra vai afetar o cotidiano de um local”, criticou.

Magalhães disse que as grávidas estão apreensivas, pois o local para onde pretendem transferir a Maternidade fica distante, quase na saída da cidade. “A Maternidade precisa somente de uma reforma e pode ser mantida no mesmo endereço. O governador peca nisso, em não escutar a população antes de mexer com a vida dela. Não à toa estão aqui, quase todos os vereadores da cidade, para defender os interesses dos mais pobres”.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão Suzame Freitas