loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de agentes do IAPEN é recebida no Plenário da Aleac

 

 

Uma comissão de servidores temporários do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) foi recebida no plenário da Aleac, na manhã desta terça-feira (26), para tratar sobre a possível demissão de 130 profissionais que atuam na capital. O grupo pede que os cargos sejam mantidos até que um novo concurso seja feito pelo governo.

O representante da comissão, Kenedy da Silva, agradeceu aos parlamentares pelo apoio. “Quero pedir a atenção dos senhores para aquelas pessoas que estão lá, atuaram e atuam no sistema prisional. Hoje, nossos familiares e a sociedade têm um pouco de tranquilidade para dormir porque esses 130 pais de família ajudam a manter a segurança. Nós não somos mais cidadãos comuns, pois somos visados pelo crime. Não podemos ficar nessa situação, precisamos de ajuda para criar algo que nos dê uma permanência no sistema, não teremos condições de sair dessa forma. Vai ser difícil até mesmo para conseguirmos outro emprego, essa casa pode nos ajudar, não sabemos quando o concurso vai sair, mas o que precisamos é da nossa permanência”.

O líder do governo na Aleac, deputado Pedro Longo (PV), ressaltou que os esclarecimentos são importantes e que Procuradoria Geral do Estado e Secretaria de Planejamento buscam uma solução para os agentes, até que um novo concurso seja lançado.

“Não vou fazer demagogia prometendo o que não podemos cumprir, mas vemos que a pretensão é de que até que o concurso seja realizado, vocês sejam mantidos em seus respectivos cargos, e isso é justo. Sãos contratos provisórios de dois anos, que foram estendidos por mais dois anos. A PGE e Seplag estudam a possibilidade de uma contratação emergencial ou um novo seletivo. A informação que tenho é que isso ainda não está resolvido. Precisaremos aguardar a conclusão desse estudo”, explicou.

Ao final do encontro, o deputado Jenilson Leite, que presidiu a reunião, disse que até o dia 16 de novembro fará uma segunda reunião para tratar do assunto. “Entendemos a angústia de vocês e faremos de tudo para ajudar no que for necessário. Entramos num consenso com os demais deputados e faremos um segundo encontro com a presença da Procuradoria Geral do Estado, dessa vez para tratar dos encaminhamentos”, disse o parlamentar.

Andressa Oliveira/ Mircléia Magalhães/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas