Chico Viga apresenta projeto para conceder título de cidadão a Wagner Sêna

Na sessão da última quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Chico Viga (Podemos) apresentou um Projeto de Lei para conceder o Título de Cidadão Acreano ao Sr. Wagner Silva de Sêna. Como justificativa, o parlamentar apresenta a biografia do homenageado e destaca sua atuação profissional no Estado do Acre.

Chico Viga salientou, ainda, que Wagner Sêna tem prestado serviços relevantes em prol do Estado do Acre. “Encaminho esse projeto para concessão do Título de Cidadão do Estado do Acre, honraria a que faz jus porque nos representa, com a determinação e competência que orgulha o povo do nosso Estado. Wagner merece demais essa homenagem. Esta Casa tem mantido relações estreitas com todos aqueles que de forma honrada se propõem a lutar por um Acre melhor, o que nos motivou a apresentar a presente proposta, e tenho certeza que contarei com o irrestrito apoio de meus pares”, disse o parlamentar.

Biografia do homenageado

Wagner Silva de Sêna, jovem brasileiro, é natural de Guarujá, Estado de São Paulo. Tendo vivido na cidade de Traipu, do Estado de Alagoas e em Maceió, capital do Estado. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas, com experiência de estudos de intercâmbio na Universidade do Porto – Portugal.

Fez a escolha desde cedo de atuar na Administração Pública. Neste sentido, vem pautando sua vida profissional a partir de três pilares: proatividade, desenvolvimento técnico profissional e compartilhamento e disseminação de conhecimento.

Ao longo de sua atuação vale destacar os desafios assumidos de 2014 a 2019 no Planejamento orçamentário do Estado de Alagoas, quando exerceu os cargos de Diretor de Estudos e Projeções, Gerente de Orçamento e Superintendente de Orçamento Público:

– Equilíbrio das finanças públicas, por meio do comitê de programação orçamentária e financeira; e implantação de sistema integrado de planejamento e execução orçamentária e financeira – Implantação do Orçamento Criança e Adolescente; e – Gestão do Planejamento Orçamentário em Saúde, por meio do Comitê Executivo do Núcleo Estadual de Apoio ao Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (NEASIOPS Alagoas).

Apesar da carreira consolidada, aceitou o desafio de participar de mais um projeto de inovação da gestão orçamentária e do planejamento governamental. Portanto, chegou ao Acre para participar da Gestão Governamental do Estado do Acre, assumindo, em 2019, o cargo de Diretor de Planejamento e Orçamento Público, com o compromisso de atuar aplicando as boas práticas e técnicas de planejamento e orçamento governamental, respeitando os princípios da Administração Pública, em especial a legalidade.

Diante desse compromisso, atuando proativamente, tem se destacado por sua capacidade de liderança, negociação de conflitos e visão estratégica para enfrentar e conduzir os desafios que têm sido postos. Uma vez que os desafios da gestão pública são crescentes, busca atuar de forma proativa para além de atender as atividades diárias e/ou urgentes. Neste sentido, com uma visão de futuro no que seja importante para o desenvolvimento do Estado, tem liderado projetos e contribuído para a aplicação de boas práticas de gestão nesses dois processos fundamentais na Administração Pública: PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO.

Vale destacar os projetos mais recentes:

– Implantação da Rede Acreana de Planejamento e Orçamento Governamental – REPLAG, que visa articular, integrar e fomentar os processos e instrumentos de planejamento e orçamento, visando eficácia, eficiência e efetividade das políticas públicas; – Implantação do Orçamento Criança e Adolescente – OCAD – Implantação do projeto de monitoramento das políticas públicas através de indicadores de desempenho.

– Aplicação de cursos, palestras e orientações técnicas que integram Planejamento e Orçamento Público.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas