loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Daniel Zen fala de problemas para a retomada das aulas presenciais na rede estadual de ensino

 

O deputado Daniel Zen (PT) voltou a falar na sessão desta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), sobre o retorno às aulas presenciais. Durante discurso proferido ontem (5), na tribuna, o parlamentar frisou que a rede pública estadual tem 604 escolas, sendo que 400 são rurais e 204 urbanas nos 22 municípios. Segundo ele, as 126 que não iniciaram as aulas são urbanas, ou seja, apenas 78 é que de fato retomaram.

“Ontem, falei nesta tribuna sobre os números que condizem com as escolas que voltaram às aulas e que são bem diferentes dos números que o governo divulgou. Falei também dos inúmeros problemas que levam a maioria absoluta das escolas a não retornarem com as aulas presenciais na data estipulada pela SEE. Problemas esses que vão desde a falta de professor para preencher o quadro de lotação das escolas à falta de transporte para os alunos”, disse.

Ainda segundo o oposicionista, na zona rural as aulas praticamente não começaram porque não há transporte. “Os estudantes ribeirinhos não têm barco disponível para o transporte entre suas casas e a escola”, relatou.

Zen comentou, ainda, sobre uma postagem da secretária de Educação, Socorro Neri, que teria experimentado a merenda servida em escola da capital, cujo cardápio do dia seria à base de risoto com maxixe, feijão e mocotó.

“Se já não bastassem todos esses problemas, me deparo com uma postagem da secretária de Educação dizendo que durante visita à escola José Ribamar Batista teria feito uma pausa na vistoria para experimentar a merenda que, segundo ela, foi risoto com ovos, milho verde, feijão, maxixe e mocotó, quando neste dia, na verdade, os alunos iriam comer mingau de banana”.

– Ou seja, inventaram um cardápio só para fazer bonito para a secretária, para sair na imprensa, como se os alunos comessem risoto. Teve escola que o cardápio do primeiro dia de aula foi bolacha com café preto”, complementou o parlamentar.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas