Leila Galvão comemora avanços na construção do campus Fronteira do Alto Acre

leila280415A deputada Leila Galvão (PT) disse na sessão desta terça-feira, 28, que se reuniu na última quinta-feira (25) com o reitor Minoru Kinpara e com vereadores de Brasileia para tratar de questões referentes ao campus Fronteira do Alto Acre. A parlamentar informou que durante o encontro o reitor Minoru anunciou os quatro cursos que serão ministrados no novo campus: Engenharia de Alimentos; Engenharia de Pesca; Engenharia Agrícola e Ciências Biológicas.

O campus faz parte do projeto de expansão do Ministério da Educação (MEC). Leila Galvão afirmou que todas as medidas estão sendo tomadas para que as aulas se iniciem o mais rápido possível.

“Se tudo der certo o processo seletivo será realizado já no segundo semestre deste ano. O MEC liberou, também, a contratação, até 2016, de 50 novos funcionários através de concurso público, entre professores e técnico-administrativos, os quais irão preencher o quadro de servidores do novo campus”, explica.

Para a deputada, é importante que a universidade chegue até onde as pessoas estão. “O campus de Brasileia não contemplará somente os jovens daquele município, jovens de todas as cidades do Acre poderão estudar naquela unidade de ensino. Além disso, um campus na região da tríplice fronteira terá uma contribuição estratégica para a economia do Acre. Os cursos atendem a vocação econômica daquela região”, ressaltou.

A parlamentar destacou também o apoio do deputado federal Sibá Machado (PT) para a construção do campus. “Essa é uma luta de muitos anos que teve mais de um protagonista. O deputado federal Sibá Machado foi uma das pessoas que não mediu esforços para garantir a construção dessa universidade. Essa luta foi iniciada lá atrás com o apoio do atual senador Jorge Viana (PT), quando o mesmo era governador do Estado. O projeto também foi abraçado pelo ex-governador Binho Marques (PT) e pelo atual governador Tião Viana (PT)”, ressaltou.

Leila Galvão comemorou ainda o anúncio feito pelo reitor Kinpara referente à liberação do MEC para a abertura do curso de Medicina em Cruzeiro do Sul com 40 vagas.

Mircléia Magalhães