loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Chico Viga destaca importância de PL que obriga escolas a distribuírem absorventes higiênicos para estudantes

 

O deputado Chico Viga (Podemos) destacou na sessão desta terça-feira (31) a importância do projeto de lei de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade de incluir os absorventes femininos aos itens de higiene das unidades de ensino e disponibilizar gratuitamente nos banheiros das Escolas Públicas Estaduais do Acre.

O parlamentar frisou que a proposta foi apresentada em praticamente todas as Unidades da Federação e que se trata de uma temática defendida por 25 Estados brasileiros, Entidades como UNICEF, Organização das Nações Unidas (ONU) e vários países do mundo.

“Portanto, não podemos ser omissos ou esnobes para essa triste realidade, permitindo que problemas como esse sejam fatores que desencorajam jovens a frequentarem as escolas, reduzindo as chances de um futuro melhor”, enfatizou.

Ainda segundo Chico Viga, o projeto não trata apenas da distribuição de absorventes higiênicos para estudantes, mas sim, levar dignidade e esperança para um futuro mais justo e igualitário.

“O que proponho é uma reparação na história, uma reparação de um estado, de um sistema de leis feito por homens e para homens e que não pensou nessa política pública essencial para as meninas e mulheres do Brasil. E tenho ciência que este parlamento, a quem já foi dada a oportunidade de ser pioneiro do projeto e não o fez, não irá novamente se omitir de uma segunda chance em prol das mulheres, da saúde e da educação”, complementou o parlamentar.

Nesta terça-feira (31), a referida proposta recebeu parecer favorável nas comissões de Constituição de Justiça e Serviço Público da Aleac. O projeto segue, agora, para votação em plenário. Se aprovado, será sancionado pelo governador Gladson Cameli (Progressista).

Texto: Mircléia Magalhães e Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas