loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Tchê destaca importância da CPI dos Consignados

 

O deputado Luís Tchê (PDT) destacou na sessão desta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o retorno dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Consignados.

A CPI apura a concessão de empréstimos consignados a servidores do Estado, com o intuito de melhorar a vida desses trabalhadores que muitas vezes são ludibriados com propostas apresentadas pelas agências.

O pedetista disse que cerca de 60% da folha de pagamento do Estado, equivalente a R$ 90 milhões, fica retida nos bancos devido ao elevado número de empréstimos consignados. E que os servidores públicos têm boa parte de seus respectivos salários comprometidos.

“Fiquei feliz com o retorno dos trabalhos dessa CPI porque eu sei da importância dela. Não é justo que funcionários desta casa continuem reféns de um banco que faliu e falsificou CPF, estou falando do Banco Cruzeiro do Sul. Esta CPI é a esperança para que a gente possa buscar um entendimento com o judiciário para resolver essa situação”, disse.

Ainda segundo o parlamentar, não é justo que os servidores da Aleac paguem a conta deixada pelo Banco Cruzeiro do Sul. “Isso não é justo. A maioria dos contratos foram feitos a lápis nos corredores desta casa e hoje quem está pagando a conta são os funcionários. A CPI precisa investigar isso e quem precisa ser ouvido primeiro são os servidores”, enfatizou.

Para concluir, o deputado agradeceu as mensagens de apoio e carinho que recebeu dos colegas no período em que esteve afastado das atividades legislativas devido a um tratamento de saúde.

Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas