Eliane Sinhasique relata visita ao Jordão e denuncia precariedade nos serviços públicos do município

eliane220415A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) relatou na sessão desta quarta-feira, 22, a visita que fez ao município do Jordão no último final de semana. A oposicionista disse que foi àquela cidade com o intuito de fiscalizar as instituições estaduais bem como as obras do governo do Estado. A deputada, que também conversou com funcionários públicos da saúde, educação e segurança pública, garantiu que identificou problemas graves naquele município, um deles é que a única delegacia da cidade, segundo ela, está com a estrutura totalmente comprometida, prestes a desabar.
“São tantos problemas que fiquei em choque com o que vi. A verdade é que a delegacia funciona de maneira precária. O prédio tem várias rachaduras nas suas paredes colocando em risco a integridade física dos policiais civis e detentos. Para complicar ainda mais, a delegacia não tem nenhum sistema de abastecimento de água, é preciso pegar água no balde nas casas vizinhas”, afirmou.

Outro problema que a população daquela cidade enfrenta, de acordo com a deputada, é referente à Polícia Militar. Eliane Sinhasique relatou que o posto policial funciona com apenas seis militares quando o ideal seria de no mínimo 12. Ela disse ainda que alguns PMs que participaram do curso de formação para atuarem no Jordão foram transferidos do município através de apadrinhamento político.

“Isso deixou o efetivo desfalcado no Jordão. Sem falar nos problemas de manutenção das viaturas que estão sempre quebradas”, disse.

Saúde pública

A oposicionista também demonstrou insatisfação com o que viu no hospital daquela cidade. Segundo Eliane, falta profissional para operar o aparelho de raios-X daquela unidade e os pacientes não têm outra alternativa a não ser deitar na pia para fazer o procedimento.

“Isso é um absurdo. Como também é um absurdo a falta de dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de motorista para dirigir a ambulância. Todos esses profissionais, inclusive, já passaram em concurso público, mas ainda não foram chamados”, informou.

Eliane Sinhasique repudiou ainda as condições em que vivem as pessoas que residem no bairro Lindolfo Matheus, conhecido como bairro Novo. O conjunto residencial, segundo a parlamentar, é composto por 21 casas construídas pelo governo do Estado dentro de uma área alagadiça. Segundo a deputada, as ruas do conjunto habitacional não foram concluídas e com as chuvas se tornaram completamente intrafegáveis.

“Os moradores estão vivendo em condições desumanas. A falta de acesso ao conjunto impede a prefeitura de recolher o lixo que se acumula colocando em risco a saúde dos moradores. Sem falar que não há iluminação pública deixando as pessoas no escuro total à noite. Os terrenos que restaram do conjunto estão sendo doados a novos moradores que irão construir suas casas dentro desse igapó sem as mínimas condições de habitação,” denunciou.

Obras governamentais

A deputada pediu ainda providências do governo com relação às obras que estão sendo realizadas no Jordão e que, de acordo com ela, até o momento não foram concluídas. “O trabalho de pavimentação das ruas apenas foi iniciado, a obra nem anda para frente nem para trás, estão simplesmente paradas. Se as obras não acontecerem com os cuidados necessários o governo estará longe de atender às necessidades daquela população”, afirmou.

Para concluir, a oposicionista também denunciou as péssimas condições do serviço de internet fornecido pelo governo do Estado, conhecido por Floresta Digital. Segundo a deputada, o serviço funciona de forma precária no município por conta da falta de um aparelho nobreak.

“Com a falta de um nobreak quando falta energia a população fica uma semana com o serviço interrompido, o que acontece com frequência, segundo os moradores. Sem internet Jordão fica ainda mais desassistido uma vez que dificulta a prestação dos serviços pelos órgãos que atuam naquele município”, concluiu.

Mircléia Magalhães