Maria Antônia agradece governador por sancionar projeto que institui Semana de Prevenção e Combate à Hanseníase

mariantonia220415A deputada Maria Antônia (PROS) agradeceu na sessão desta quarta-feira, 22, ao governador Tião Viana (PT) por ter sancionado o projeto de lei de sua autoria que “Institui a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Hanseníase no Acre. A Semana será celebrada anualmente no mês de setembro, mesma época em que se comemora o aniversário de fundação do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase no Estado, o Morhan, entidade que a parlamentar apoia há vários anos.
“Estou muito feliz e quero deixar aqui meu agradecimento ao governador Tião Viana. Tudo que contribui para a promoção da saúde da população deve ser defendido com muita seriedade. Após a sanção do projeto os profissionais qualificados começarão a trabalhar para a implantação e intensificação de campanhas públicas com o intuito de conscientizar, prevenir e orientar a população acreana sobre a doença”, disse.

O projeto prevê ainda a integração de órgãos e entidades, públicas e privadas em ações conjuntas em benefício da comunidade. Também cria oportunidades de parceria com os acadêmicos de diversos cursos de graduação a realizarem trabalhos de campo com a população. Maria Antônia fez questão de ressaltar que a hanseníase tem cura e pode ser tratada na rede pública.

“O tratamento é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde. A ingestão dos medicamentos interrompe a transmissão da doença a partir de 48 horas. O trabalho realizado pelo Morhan é magnífico, pois também ajuda na divulgação da prevenção e do tratamento, tanto na capital acreana quanto no interior do Estado”, ressaltou.

Mircléia Magalhães