Antonia Sales agradece governador por sancionar “Código Sinal Vermelho” que visa o combate à violência contra mulher

Em pronunciamento na sessão remota desta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Antonia Sales (MDB) parabenizou o governador Gladson Cameli (Progressistas) por ter sancionado o Projeto de Lei de sua autoria, que institui o programa de cooperação e o Código Sinal Vermelho visando o combate e a prevenção à violência contra mulher.

O “Sinal Vermelho” é um código que permite às mulheres pedirem socorro com uma marca em forma de X na mão. A lei estadual reforça que a marca deve ser feita preferencialmente com batom vermelho e, quando não for possível, com caneta ou outro material acessível, também na cor vermelha. Para se comunicar melhor, a mulher deve mostrar a mão aberta, no momento de pedir ajuda.

Ao identificar o pedido de ajuda, o atendente de farmácias, repartições públicas e instituições privadas, portarias de condomínios, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lojas, administração de shoppings ou supermercados, deve proceder a coleta do nome da vítima, seu endereço ou telefone e ligar imediatamente para o número 190 (Emergência – Polícia Militar) explicando a situação.

“Fiquei muito feliz com essa notícia. Não poderia deixar de agradecer ao governador pela sensibilidade. Essa lei vai poder frear o sofrimento que muitas mulheres passam quase que diariamente. Mulheres que são espancadas pelos seus companheiros, uma situação que, inclusive, agravou mais ainda na pandemia. Parabéns ao governo do Estado e a todas as mulheres do Acre. Agradeço, ainda, aos colegas deputados que votaram a favor desse importante projeto”, disse.

Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas