loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão Mista da Aleac visita Dom Bosco e vê in loco problemas relatados por mães de pacientes

visitadombosco150415Uma comissão mista de deputados estaduais, composta pela Comissão de Educação e a Comissão de Saúde visitou na manhã desta quarta-feira, 15, o Núcleo Pedagógico Dom Bosco, em Rio Branco. A visita foi em resposta à reivindicação das mães de crianças que são atendidas no Núcleo e que buscaram o auxílio parlamentar na última semana.

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Raimundinho da Saúde (PTN) disse ter ficado sensibilizado com as condições físicas do espaço e pontuou que todos os esforços serão concentrados no sentido de buscarem junto à Secretaria Estadual de Saúde soluções para os principais problemas que se apresentam a curto e médio prazo.

“Vamos fazer de tudo para ajudar. Essa é a primeira visita externa da Comissão de Saúde”, disse o presidente.

Ainda de acordo com Raimundinho, essa visita faz parte de uma série de visitas que a Comissão irá realizar em todas as unidades de saúde do Estado. “Vamos começar pelo Vale do Juruá, a partir do dia 23, e faremos essa agenda até que concluamos todas as unidades”, salientou.

Já a presidente da Comissão de Educação, deputada Leila Galvão (PT), ressaltou que o principal problema encontrado no Núcleo é a falta de estrutura para promover as atividades educacionais adequadas, além da necessidade da contratação de psicopedagogos.

“Aqui na área de educação é a estrutura em si, porque pelo projeto pensado e aprovado há a necessidade de mais nove blocos a serem construídos. Quanto à parte humana temos a necessidade da contratação de psicopedagogos. Vamos fazer uma visita ao secretário Marcos Brandão para relatar o que vimos aqui”, argumentou.

O deputado Jairo Carvalho (PSD) também comentou a visita. Ele frisou que a unidade funciona, “mas com muita deficiência” e acrescentou que irá cobrar do governo do Estado o melhoramento no atendimento às crianças. “Vamos cobrar do governo uma providência de urgência para esse centro”.

O pedetista Jesus Sérgio disse que a falta de recursos humanos e de materiais para o bom funcionamento da Unidade é o que lhe chamou mais a atenção. Ele garantiu que um relatório da visita será encaminhado ao governador Tião Viana (PT) colocando-o a par da real situação em que se encontra o Núcleo.

Jenilson Leite (PCdoB) garantiu que a Comissão irá fazer uma visita ao secretário de Saúde Armando Melo para apresentar as demandas e frisou que uns dos problemas é o sobrefluxo que a unidade vem sofrendo nos últimos anos. Ele defendeu uma melhor triagem dos casos para que a unidade não sofra uma sobrecarga.

Nelson Sales salientou a dedicação dos profissionais que prestam serviços no Núcleo Pedagógico Dom Bosco. “Aqui encontramos profissionais dedicados fazendo o possível”.

A peemedebista Eliane Sinhasique (PMDB) identificou falhas na gestão e disse que problemas menores poderão ser resolvidos com um simples reparo. Ela criticou o fato da areia colocada para fazer a pista para promover a equoterapia tenha se esvaziado pela ausência de meio fio para fazer a contenção do material.

Chagas Romão, que também é do PMDB, falou que os problemas encontrados no centro não são diferente dos encontrados em outras unidades do Estado. Ele garantiu que levará o assunto à tribuna da Aleac durante as sessões.