loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Daniel Zen fala sobre golpe de 64 e a importância da democracia

daniel-santana-pt-080819

Durante sessão virtual realizada na manhã desta quarta-feira (31), o deputado Daniel Zen (PT) discursou sobre o conjunto de eventos ocorridos no dia 31 de março de 1964, que culminou no dia 1º de abril do mesmo ano, em um golpe militar que encerrou o governo do presidente democraticamente eleito João Goulart, e deu início aos 21 anos de ditadura militar no Brasil. Ele classificou o período como o mais obscuro já vivido no país.

“Hoje é véspera do golpe militar de 64, data que alguns setores insistem em chamar de revolução, mas na verdade foi o período mais obscuro que vivemos no Brasil. Quando observamos agora movimentos tentando celebrar isso, ficamos entristecidos. Eu tive familiares que se envolveram diretamente nisso, pois eram democratas, pessoas pacíficas que lutaram contra a ditadura e tiveram seus direitos cassados. Não podemos nos quedar aos fanáticos que não reconhecem esse período de exceção como algo ruim”, afirmou.

O parlamentar lembrou ainda que à época, centenas de pessoas desapareceram, foram mortas e suas respectivas famílias não tiveram o direito sequer de velar seus corpos. Ressaltou também que a orientação do governo federal é a de celebrar a data, mas que a população e os poderes não devem permitir que a mesma se repita. “A ordem do dia de hoje é comemorar, mas não devemos esquecê-la para que ela jamais volte a se repetir”.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac