loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Pedro Longo destaca assinatura de contrato de aquisição de 700 mil doses da vacina Sputnik V

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Pedro Longo (PV), destacou na sessão remota desta terça-feira (23), a celebração da assinatura do contrato de aquisição de 700 mil doses da vacina Sputnik V, realizada ontem (22) pelo governador Gladson Cameli (Progressistas).

O parlamentar classificou a assinatura como um momento histórico que representa um marco decisivo no combate à pandemia do coronavírus no Estado. Ressaltou ainda a importância do Acre, assim como os demais estados da região norte, ter sido incluído no Consórcio Nordeste para a compra da vacina russa.

Previsto para chegar ao estado até a segunda metade de abril, o lote único das doses, de acordo com o deputado, assegura a imunização de 350 mil pessoas, contemplando todo o público com idade entre 18 e 59 anos.

Pedro Longo solicitou ainda o apoio da bancada federal do Acre para garantir a autorização do uso emergencial da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Precisamos da ajuda da bancada federal do Acre para que o uso do imunizante seja permitido em breve. Eles podem se mobilizar neste sentido, para garantir a celeridade na tramitação do uso emergencial da vacina pela Anvisa. O imunizante já vem sendo usado em alguns países e sua eficácia é bastante satisfatória. Espero que a Anvisa faça a sua parte. Precisamos garantir ainda que, o produto, uma vez liberado, não seja confiscado pelo governo federal”, disse o parlamentar.

Mircléia Magalhães/Agência Aleac