Presidente da Aleac destaca importância de rede de solidariedade de ajuda ao Acre

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), destacou na sessão remota desta terça-feira (23), a rede de solidariedade que se formou para ajudar os desabrigados das enchentes no Acre.

O parlamentar falou do momento difícil que o Acre tem enfrentado atualmente. O Estado vive simultaneamente a pandemia de coronavírus, surto de dengue, enchentes em várias cidades e crise migratória na fronteira com o Peru.

Ao destacar que esteve no interior acompanhando de perto a situação dos desabrigados pela cheia dos rios, o progressista chamou atenção do poder público para a gravidade da situação.

“De todo modo temos tentado unir forças para superar essa situação, e temos recebido muita ajuda. Gostaria de agradecer todas as pessoas, órgãos públicos e privados, empresas e poderes que estão sendo solidários com as famílias acreanas. Esta casa também tem feito o seu papel, os parlamentares têm se esforçado para estarem presentes nos bairros e municípios colaborando com os desabrigados”, disse.

Ao final de seu pronunciamento, o presidente da Aleac também leu e agradeceu uma carta de solidariedade enviada pela deputada da Bahia, Ivana Bastos, presidente da UNALE

Leia a nota:

Nota de Solidariedade

A UNALE, União Nacional dos Legisladores Legislativos Estaduais, em nome de todas as Casas Legislativas e parlamentares estaduais brasileiros, se solidariza com as vítimas da crise de saúde e humanitária enfrentada pelo Acre após vários municípios serem atingidos pelas enchentes da última semana afetando mais de 120 mil pessoas.

Desejamos que medidas emergenciais sejam tomadas com celeridade para auxiliar o estado, que encara também seu pior momento na pandemia da Covid-19 com hospitais lotados e internações em crescimento, ao mesmo tempo em que enfrenta um surto de dengue, além da crise imigratória envolvendo imigrantes haitianos, barrados na fronteira com o Peru.

Em nome de todos os estados brasileiros nos unimos em apoio e solidariedade aos acrianos, neste momento de extrema dificuldade que o país e o mundo vivenciam, mas que, certamente, com união, conseguiremos superar.

Mircléia Magalhães/Agência Aleac