loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Roberto Duarte protocola projeto de lei que exige transparência da vacinação contra Covid-19 no Acre

roberto-duarte-mdb-271119

A vacina contra a Covid-19 pautou a sessão remota desta terça-feira (9) na Assembleia Legislativa do Acre. O deputado Roberto Duarte (MDB) usou o seu tempo no pequeno e grande expediente para falar da importância da divulgação da campanha estadual de vacinação, bem como da transparência nas informações relacionadas a este assunto.

Neste sentido, o parlamentar apresentou um projeto de lei que trata sobre as diretrizes para a campanha estadual de vacinação contra a Covid-19 e exige transparência das informações relativas à imunização da população acreana.

De acordo com a proposta, o Governo do Acre fica obrigado a publicar, em meio digital, informações relativas ao quantitativo de vacinas adquiridas e seus respectivos laboratórios; os custos para a aquisição das doses; os grupos elegíveis e sua quantificação, o município onde ocorreu, ocorre ou ocorrerá a vacinação; os dados sobre as compras das vacinas, o estoque e a distribuição dos insumos necessários, entre outras providências.

“O projeto busca impedir situações de denúncias relacionadas a fraudes, por meio de transparência, criando uma plataforma centralizada, onde qualquer cidadão poderá fazer o controle social do programa de imunizações. Enquanto não houver vacina disponível para todas as pessoas, o que deve ser perseguido pelas autoridades, é imperioso que haja rigor extremo no cumprimento do plano de vacinação cuja lista de prioridades é determinada pelas autoridades de saúde”, disse o parlamentar.

O emedebista pediu ainda que os deputados deixem as diferenças de lado e façam uma corrente do bem em prol da população acreana. “É Covid-19, é dengue, é alagação, as coisas só pioram. Estamos na iminência de uma tríplice do caos: Covid fora de controle, surto de dengue e alagação. Peço que deixemos as nossas diferenças de lado e façamos uma corrente do bem para amparar as famílias acreanas. Todos precisam agir, governo, prefeituras, parlamentares, empresários, organizações da sociedade civil e população em geral”, enfatizou.

Duarte também se solidarizou com as famílias atingidas pela alagação do final de semana. “Aqui na Aleac sei que todos os parlamentares estão contribuindo como podem. Vamos ajudar sem expor as pessoas. Vamos ajudar de coração. Meu gabinete está iniciando uma campanha de arrecadação de donativos como Kits de limpeza e cestas básicas para ajudar os atingidos pela alagação. Vamos colocar barco e veículo para auxiliar também na remoção de famílias e de seus pertences para abrigos públicos e locais seguros”, garantiu.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac