Deputada Antônia Sales fala sobre número de pessoas com câncer no Estado

No retorno aos trabalhos do Legislativo Acreano durante sessão desta terça-feira (04), a deputada Antônia Sales (MDB) falou sobre o Dia Mundial do Combate ao Câncer celebrado na data de hoje. A parlamentar disse que pouco tem se falado sobre essa doença que ainda tira a vida de milhares de acreanos todos os anos.
“O câncer é uma doença perigosa, silenciosa e traiçoeira. Neste ano, ninguém está se atendo a falar sobre isso. Em 2020 já perdemos 100 mulheres para o câncer de mama, 120 homens vítimas de outros cânceres, e várias centenas de outras vidas para outros tipos dessa enfermidade. O que precisamos é dar a devida importância e fazer campanhas educativas. Além disso, o governo precisa ir à ação, oferecer prevenção e devido tratamento, facilitando o acesso aos hospitais”, frisou.
Dados divulgados pelo Hospital do Câncer do Acre (Unacon) apontam que até setembro do ano passado, mais de 500 pessoas foram diagnosticadas com a doença no Estado. Destes, 52% são diagnosticados em mulheres adultas.
A parlamentar pediu também que o governo envie mais testes e medicamentos para tratamento do coronavírus nos municípios. De acordo com ela, muitas pessoas têm receio de ir aos hospitais em busca de tratamento, pois faltam equipamentos de segurança até mesmo para os profissionais que atuam na linha de frente durante a pandemia.
Andressa Oliveira/ Agência Aleac