loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac realiza sessão solene em alusão ao Dia Mundial da Saúde

sessolenesaude090415Atendendo a requerimento da deputada Eliane Sinhasique (PMDB), a Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira, 9, sessão solene em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no último dia 7. A data foi criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde e tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), fez a abertura da solenidade ressaltando a importância do evento. “O Parlamento acreano ganhou muito ao proporcionar um debate tão importante como este. A saúde é o bem mais precioso que temos e devemos cuidar bem dela”, disse.

Em seguida ele convidou para a mesa de honra o secretário de Saúde do Estado, Francisco Armando Melo; a Secretária Municipal Adjunta de Saúde de Rio Branco; Maria Jesuíta; o primeiro-secretário da Aleac, deputado Manoel Moraes (PSB); o presidente do Conselho Estadual de Saúde; Elenilson de Souza; e o vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Acre; Pablo José Custódio.

De acordo com a Lei nº 8.080, de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para ter saúde, alguns fatores são determinantes como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

Em pronunciamento na tribuna, a deputada Eliane Sinhasique afirmou que a prestação de contas apresentada ontem sobre os investimentos em saúde no Estado do Acre, nos últimos quatro meses de 2014, é uma prova irredutível que o povo acreano está a cada dia mais doente. “Apesar de o Estado ter investido mais de 17% do seu orçamento anual em saúde, superando o percentual constitucional mínimo de investimento, que é de 12%,, é claro e evidente que ainda falta muito mais”, afirmou.

Eliane Sinhasique pediu ainda que o governador Tião Viana (PT) tome medidas que promovam a saúde que o povo do Acre precisa. “Para saber do que estou falando não falem com os coordenadores, os gerentes ou os diretores de UPAS, Hospital do Câncer, do Idoso, da Nefrologia e tantos outros. Falem com os pacientes! Falem como o povo! Falem com quem está aguardando há meses para fazer uma consulta, um exame. Peço que o governo escute o clamor das pessoas, não precisa oferecer para a população uma saúde de primeiro mundo, basta que seja uma saúde que atenda as necessidades da população”, ressaltou.

Em discurso na tribuna, o secretário de Saúde do Estado, Francisco Armando Melo, ressaltou os avanços que, segundo ele, a saúde pública obteve nos últimos anos. Ele destacou a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), afirmando que o mesmo é um modelo de atendimento para o mundo. “O SUS nasceu através dos movimentos sociais, das reivindicações das mães que viam seus filhos sem condições de ter um atendimento próximo da sua casa. Hoje esse sistema é universal, regionalizado através de uma atenção integral que atualmente serve de modelo para o mundo”, destacou.

O secretário ressaltou o empenho do governador Tião Viana (PT) para garantir um bom atendimento hospitalar para a população. “Tião é muito esforçado, ele também é médico e mais do que ninguém quer uma saúde pública de qualidade para o povo acreano. Os investimentos do governo têm sido altos para garantir que as unidades de saúde funcionem com excelência. Manter um serviço de qualidade não é fácil, mas o governador tem priorizado muito esse setor”, garantiu.

Francisco Armando também falou dos investimentos que foram feitos na saúde pública no ano de 2014. Ele citou as UPAs que foram construídas para melhor atender o povo do Acre. “Não poderia deixar de citar a inauguração das UPAs da Cidade do Povo, da Baixada. Essas unidades estão funcionando positivamente, dando respostas satisfatórias para a população. Problemas sempre existirão, mas temos que reconhecer que avançamos muito, exemplo disso são os atendimentos de cardiologia e neurologia que estão sendo feitos. Os transplantes de fígado, rins e córnea que foram realizados no Estado também fazem parte desses importantes avanços. O governo também está trabalhando para diminuir as filas de cirurgias e exames dos hospitais”, complementou.

O que os deputados disseram:

Gehlen Diniz (PP)
“O que me deixa mais triste é saber que uma paciente que precisa fazer quimioterapia tenha que comprar o medicamento porque não tem no hospital o material necessário para que ela faça o tratamento. As unidades de saúde não dispõem de aparelhos para realização de exames simples, essas são falhas graves que precisam ser corrigidas. O hospital de Sena Madureira está sem condições de atender a população, naquele município não tem uma maternidade sequer, não conta com os serviços de uma UTI, o hospital não tem sequer um aparelho de raios X”.

Jenilson Leite (PCdoB)
“Sei que já avançamos muito no que diz respeito à saúde pública do Estado, mas acredito que temos que instituir no Acre estratégias profissionais de saúde com o intuito de fixar os profissionais de medicina no nosso Estado. Após muita luta conseguimos instalar um curso de medicina aqui no Estado, mas a pergunta é: quantos desses acadêmicos formados irão atuar nas unidades de saúde do Acre? Não estou criticando as pessoas que se formam aqui e depois vão embora, só acho que temos que ter um PCCR para fixar de vez esses profissionais no Estado”.

Daniel Zen (PT)
“Eu sei que há muitas críticas com relação à saúde pública do Acre, mas acredito que temos que observar o conjunto dos atendimentos que são prestados nas unidades de saúde do Acre. Reconhecer que houveram avanços é preciso, temos a atuação do SUS que nos possibilitou dar qualidade aos atendimentos médicos do nosso Estado. A ampliação das redes de saúde nos municípios bem como a ampliação do número de profissionais de medicina também é um exemplo desses avanços. Temos também a atuação do Programa Saúde Itinerante, que desenvolve uma nova modalidade de cuidado, levando atendimento médico especializado e cirúrgico às populações residentes em todos os municípios acreanos, até os mais isolados, de difícil acesso e em locais com insuficiência da oferta assistencial. Quero também saudar o nosso governador Tião Viana que não tem medidos esforços para garantir uma saúde de qualidade para o povo do Acre”.

Raimundinho da Saúde (PTN)
“Todos sabemos da precariedade que era a saúde pública do Estado antes da FPA. Os atendimentos nos hospitais do nosso Estado davam vergonha. Só acho que temos que aprender a reconhecer os avanços, temos que ser justos. Sei que devemos cobrar mais melhorias nesse setor, mas também sei que o governador tem trabalhado para garantir um atendimento de qualidade para população. A saúde é o bem mais precioso que temos por isso não concordo que façam desse tema um palco político.

Antônio Pedro (DEM)
“A verdade é que os atendimentos nas unidades de saúde do Estado deixam muito a desejar e a população reclama com razão. Inclusive, eu já pedi nesta tribuna que o governo providencie a recuperação da estrutura do hospital do município de Xapuri. Já falei varias vezes desse problema e até agora nada foi feito. A verdade é que os pacientes não aguentam mais tantos transtornos. A população daquela cidade sofre até hoje porque não tem um médico cirurgião para atender os pacientes. Hoje nenhuma criança nasce naquela cidade devido à falta de médicos, a verdade é que o único hospital daquele município não funciona mais”.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac