loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Legislação Agrária da Aleac fecha agenda para discutir situação dos produtores afetados pela alagação

comlegagra090415
A Comissão de Legislação Agrária se reuniu na manhã desta quinta-feira, 9, para traçar uma agenda de trabalho que visa minimizar os prejuízos dos produtores rurais causados pelas últimas enchentes em todo o Estado. Nesse primeiro momento os membros da Comissão decidiram promover reuniões com os agentes financeiros responsáveis pelos empréstimos e financiamentos para o desenvolvimento e fomento do setor produtivo.

Além disso, os deputados querem ouvir também os empresários e industriários que também sofrem com a baixa no comércio e a falta de matéria-prima, no caso das indústrias.

O presidente da Comissão de Legislação Agrária, deputado Lourival Marques (PT), disse que após essas conversas com a Federação da Indústria e Comércio e os bancos será realizada uma audiência pública que já tem data marcada para dia 23 de abril, às 15 horas, no Palácio da Justiça. Na audiência será discutida a possibilidade de renegociação das dívidas dos produtores rurais com os bancos, além de explanações sobre uma visão geral da questão.

“A ideia é reunir os produtores rurais, os presidentes de associações de produtores, Seap, Seaprof, Safra e os bancos para fazermos uma audiência pública que vai discutir a prorrogação dos prazos de financiamento. A ideia é buscar saídas para ajudar os nossos produtores”, salientou o presidente.

Em relação às reuniões, dia 14 de abril será com a Federação da Indústria e Comércio e dia 16 de abril com os agentes bancários.
Os parlamentares discutiram, ainda, a possibilidade de se reunirem em audiência pública no Vale do Tarauacá-Envira, Juruá e no Vale do Alto e Baixo Acre.