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Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Assembleia Legislativa do Acre terá primeira sessão virtual terça-feira (31)

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizará na próxima terça-feira (31) a primeira sessão totalmente virtual da sua história. A medida, segundo o presidente da Casa, deputado Nicolau Júnior (PP), visa dar condições ao Parlamento acreano para debater e aprovar projetos importantes que podem auxiliar as ações de combate ao coronavírus neste período de isolamento social.

O Parlamento acreano está com todas as atividades presenciais suspensas desde 17 de março, para evitar a propagação da Covid-19.

Para viabilizar o sistema de sessão virtual, a Mesa Diretora baixou o Ato nº 02/2020, que “Institui o Sistema de Deliberação Remota da Assembleia Legislativa do Estado do Acre.”
A medida foi tomada levando em consideração os riscos que envolvem as realizações de sessões presenciais da Assembleia Legislativa tanto para os parlamentares quanto para os servidores, imprensa e público em geral por conta da pandemia.

O Sistema de Deliberação Remota (SDR) da Aleac, consiste em solução tecnológica que viabilize a discussão e votação de matérias, a ser usado exclusivamente em situações de guerra, convulsão social, calamidade pública, pandemia, emergência epidemiológica ou situações de força maior que impeçam ou inviabilizem a reunião presencial dos Deputados no edifício do Poder Legislativo ou outro local físico.

Ainda de acordo com o presidente do Poder Legislativo, tudo está sendo feito para dar continuidade aos trabalhos do Parlamento em meio à pandemia mundial.
“Estamos nos empenhando para que a Aleac possa receber e analisar as matérias oriundas do Executivo que podem ser essenciais nesse momento de combate ao novo coronavírus. Nossa atuação é necessária, não podemos parar”, enfatizou Nicolau Júnior.

A sessão remota iniciará às 10h, horário regimental, e todos os deputados estaduais terão acesso à sessão virtual através do link https://www.youtube.com/channel/UCPCdacddyXivYklExiGjrqQ, criado pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Aleac.
Além do link da sessão, cada parlamentar terá à sua disposição um link específico para o envio virtual de matérias.

“Adquirimos um Software chamado Zoom e desde então, estamos fazendo as devidas adequações para atender as necessidades da casa. Também estamos realizando alguns testes juntamente com a equipe de comunicação e com os parlamentares. Nossa intenção é transmitir as sessões pelo nosso canal do YouTube e através do Facebook”, explicou Júnior Lima, Analista de Sistema da Casa.

A Mesa Diretora informou ainda que na segunda-feira (30) haverá uma dinâmica prática que servirá como experiência para os parlamentares.
Os 24 deputados poderão participar usando vários dispositivos, sejam eles desktops, notebooks, tablets ou mesmo smartphones.

“A iniciativa visa ainda dar acesso à população ao que é discutido e decidido no plenário, especialmente no momento em que o isolamento social é essencial”, frisou o presidente da Aleac.

Texto: Mircléia Magalhães
Agência Aleac