loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Meire Serafim apresenta PL que beneficia pessoas com fibromialgia

meire-serafim-mdb-101219


A deputada Meire Serafim (MDB) apresentou durante sessão terça-feira (11) um Projeto de Lei que institui o Programa Estadual de Cuidados Para Pessoas Com Fibromialgia (PCPF). De acordo com o PL, serão oferecidos serviços para diagnóstico e tratamento da doença.

A parlamentar alega que essa é uma forma de diagnóstico precoce em pessoas que possuem a fibromialgia e ainda não estão realizando tratamento adequado. Disse ainda que com a aprovação do projeto serão realizadas campanhas publicitárias com a finalidade de disseminar o Programa e ampliar o acesso ao tratamento às pessoas portadoras da doença.

“A fibromialgia é uma doença dolorosa crônica, caracterizada por dores no corpo, fadiga, dentre outros sintomas. Sua causa é desconhecida, mas está relacionada à diminuição da concentração, levando com que o cérebro dos portadores perca a capacidade de regular a dor. É algo torturante para uma pessoa que precisa conviver com dores diariamente”, disse.

A fibromialgia é uma doença predominantemente feminina, a proporção é de 10 mulheres para um homem. Manifesta-se em qualquer idade. Como a doença não causa deformidades ou sinais inflamatórios evidentes como calor ou edema, é comum que o doente tenha suas dores contestadas por pessoas próximas.

Texto: Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac