loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

“A saúde pública do Acre está na UTI”, diz deputada Maria Antônia

maria-antonia-pros-041219


Na sessão desta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Maria Antônia (PROS) manifestou preocupação com os pacientes com mais de 80 anos que, segundo ela, aguardam há meses por uma cirurgia no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). A parlamentar relatou o caso da paciente Raimunda Gomes da Silva, 83 anos, moradora de Brasiléia, que está desde outubro a espera de uma cirurgia no fêmur. 

“Estamos falando de pessoas com mais de 80 anos que estão há meses internadas naquele hospital a espera de uma cirurgia, isso é desumano demais. A dona Raimunda deu entrada na unidade de saúde no dia 15 de outubro e até hoje aguarda a cirurgia de fratura no fêmur, uma situação calamitosa. Um verdadeiro desrespeito com os nossos idosos”, disse.

Maria Antônia cobrou providências do secretário de saúde do Estado, Alysson Bestene. “Faço um apelo ao nosso secretário de saúde para que agilize essas cirurgias no Huerb. Não é de hoje que as nossas unidades de saúde enfrentam problemas graves, além da fila imensa para cirurgias, os pacientes também sofrem com a falta de medicamentos e de equipamentos importantes. Até sonda para uma paciente eu já tive que comprar porque o hospital não dispunha do material”, complementou.

Texto: Mircléia Magalhães
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac